Go Fashion

O atual sucesso dos brechós e como aproveitar este novo conceito


Por Julia Rolim
 
 
Faz um tempo que os brechós deixaram de ser vistos como espaços de "coisa velha", com cheiro de naftalina e fora de moda. Hoje, mais do que nunca, eles estão em alta e são vistos como uma tendência descolada e sustentável. Essa mudança pode ser consequência de alguns fatores, como a conscientização para um consumo menos exagerado e mais consciente, o aumento de feiras de troca solidária ou até mesmo uma forma de mudar o estilo sem gastar muito e garimpando peças únicas.
 
Realmente, o brechó está com tudo e não é à toa. Além de ser considerado uma opção sustentável, pois há o reaproveitamento das peças, ele também se torna uma boa opção em momentos de crise que o país se encontra, onde famílias e pessoas não querem (na verdade, não podem) gastar tanto com roupa - mesmo sendo um bem muito necessário e importante para nossas vidas.


 - Reprodução/Pixabay - Reprodução/Pixabay

Moda consciente, mas com calma...


Há um tempo, as pessoas tinham muito preconceito com o fato das roupas serem usadas, mas hoje sabemos que é possível conseguir verdadeiros achados (ou raridades) nos brechós. As lojas estão mais modernas, algumas ainda se apresentam como "brechós de luxo" - vendendo apenas peças de grife por um preço mais em conta. Enfim, o brechó está se tornando o "queridinho" das pessoas!
 
Mas, assim como qualquer consumo, é preciso ir com calma... Já que é possível encontrar peças baratinhas, também é necessário ter cuidado para não exagerar e acabar comprando e gastando muito com roupas que você não vai usar. Este não é o objetivo do consumo consciente.
 
A pergunta que deve ser feita tanto para quem frequenta brechós, como para quem compra no varejo é: "Eu realmente preciso desta peça?"


 - Reprodução/Pixabay - Reprodução/Pixabay

O que você precisa observar na hora de comprar no brechó


Se você nunca comprou em brechó e tem interesse, invista pois vale a pena. Mas tudo vai depender do local que frequentar... Você poderá encontrar peças com defeitos, que não necessariamente precisam ser usadas em eventos, podem ser usadas em casa ou melhor: customizadas (reaproveitadas). Então, é importante analisar direitinho o estado de cada peça.
 
Muitas vezes, você poderá não encontrar o tipo de peça que estava procurando, por isso, é necessário paciência e "garimpo".


 - Reprodução/Pixabay - Reprodução/Pixabay

Adquirindo o próprio estilo


O termo "estar na moda" varia muito do estilo de cada um. Cada um cria o seu. Optando por brechós, você vai compreender aos poucos como funciona os seus interesses, o que você gosta de usar, o que fica bem no seu corpo. Nem sempre o que é bonito nas modelos ficará bom em você, e com brechós, você pode experimentar várias peças e se apaixonar por um ou mais estilos.
 
O mais legal de tudo isso é o ciclo sustentável... Seja pela conscientização ou pelo reaproveitamento das roupas, os brechós sempre serão sempre um bom investimento. Não tenha dúvida e se renda a esse hábito, pois sabemos que não sairá de moda tão cedo.


 - Reprodução/Pixabay - Reprodução/Pixabay

Famosas também já recorrem aos brechós


Esqueça o velho pensamento de que brechó é só para quem não tem condição financeira de comprar peças novas. Há muitas famosas optando comprar roupas nesses locais.
 
Por exemplo, atrizes como Thaila Ayala, Maria Flor, Fernanda Lima, Preta Gil e Julia Roberts, adoram garimpar peças em brechós. Seja aqui no Brasil ou em outros países, é possível encontrar bons brechós que oferecem peças clássicas, novas ou seminovas, em bom estado e com preços acessíveis.


 - Reprodução/Pixabay - Reprodução/Pixabay

É possível abrir seu próprio brechó gastando pouco
 
Muitas pessoas estão investindo nos brechós por ter uma boa aceitação e por ser um negócio de baixo risco e baixo investimento iniciais. Sendo assim, um método mais acessível e também uma forma de poder "desapegar" das suas peças paradas no guarda-roupa.
 
No momento, estou investindo nesse negócio e abri um brechó online chamado "Brechó da Louca". Trabalho com venda online de peças novas e usadas de boa qualidade, e faço entrega ou visita agendada na região de Sorocaba.
 
Confira todas as novidades pelo Instagram e pelo Facebook. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelas páginas!


 - Reprodução/Pixabay - Reprodução/Pixabay

O que acha deste novo conceito? Conhece ou já compra em algum brechó? 
Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. 
 
Me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim). Até a próxima!