Agenda Metropolitana

Show da Facção Central, noite de rock e Festa da Cerejeira são atrações em Piedade


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Piedade oferece mais uma rodada de eventos culturais gratuitos neste fim de semana. São opções para agradar a todos os gostos e que acontecem no mesmo lugar, Recinto Antônio do Nascimento Cardoso – “Micão” –, mais conhecido como Palco da Vila Maria. A abertura é uma autêntica batalha de rap, com direito ao show de um dos ícones do movimento Hip-Hop, o grupo paulistano Facção Central. Na sequência, vem uma noitada em homenagem ao Dia Mundial do Rock, com a participação de bandas fiéis às mais diversas vertentes do estilo. O encerramento traz a tradicional Festa da Cerejeira, repleta de música e quitutes típicos das cozinhas japonesa e caipira.
 
Uma vez que Piedade está localizada a poucos quilômetros de Sorocaba e pertinho da maioria das cidades da região, a dica é aproveitar a pausa dos jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia – a próxima partida acontece somente na segunda-feira (2) – para conhecer os atrativos turísticos do município e apreciar os três festivais. Confira os detalhes:
 
Noite do Rap tem Facção Central
 
 Nesta quinta-feira (28), a partir das 17h, o Palco da Vila Maria se transforma na capital do Hip-Hop, com a realização da Noite do Rap e a 5ª Edição da Batalha Sem Piedade. O destaque do espetáculo organizado pela Banca La Mafia e Equipe Sem Piedade é o show do Facção Central. Com quase 30 anos de carreira, o grupo nascido na periferia de São Paulo é uma das principais referências do movimento cultural no Brasil.
 
O programa também abre espaço para artistas locais e regionais. Os pockets shows têm as apresentações de Isabela Fernandes, Brutais + Sociedade Anônima, Corote Gang e Banca Lá Máfia. O evento conta com apoio da Diretoria Municipal de Cultura.
 


Blackburn, de Piedade, é especialista em versões vigorosas de rock classic, heavy metal e hard - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Blackburn, de Piedade, é especialista em versões vigorosas de rock classic, heavy metal e hard - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Homenagem ao Dia Mundial do Rock 
 
 Na sexta-feira (29), o ritmo muda e o Palco da Vila Maria sedia um tributo ao rock and roll. Antecipando o Dia Mundial do Rock – comemorado em 13 de julho –, a Diretoria Municipal de Cultura promove um show gratuito com a participação de duas bandas bastante conhecidas na região, a piedadense Blackburn e a sorocabana Khris N’Rocks. As apresentações acontecem das 19 às 22h.
 
Cultuando os gêneros classic, heavy metal e hard, a Blackburn é especialista em versões vigorosas e apresentações marcantes. O grupo é formado por Junião (vocal), Rogério Truta (baixo), Rafael Lemes (guitarra), Toninho (teclado) e Fábio (bateria).
 


A sorocabana Khris N¿Rocks, com 12 anos de estrada, tem dois singles e um CD gravados - REPRODUÇÃO: FACEBOOK A sorocabana Khris N¿Rocks, com 12 anos de estrada, tem dois singles e um CD gravados - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Já a Khris N’Rocks, com 12 anos de estrada, é uma banda autoral que tem dois singles e um CD rodando o mundo. Entre as músicas mais conhecidas estão “Acesso Negado”, “Pérola” e “Bleedin”. O grupo reúne os músicos Khris (voz e guitarra), Deborah Noemi (piano e teclado), Louï Riúho (baixo), Ulisses Reis (guitarra) e Júlia Baats (bateria). Autocaracterizada como neutra, a banda sorocabana carrega influências de vários estilos, como Bruce Springsteen, Guns N’ Roses, Led Zeppelin, Deep Purple, Barão Vermelho e Golpe de Estado.
 


Festa da Cerejeira reúne música, dança e uma praça de alimentação recheada de quitutes japoneses e caipiras - DIVULGAÇÃO: AIPMP Festa da Cerejeira reúne música, dança e uma praça de alimentação recheada de quitutes japoneses e caipiras - DIVULGAÇÃO: AIPMP

 
Festa da Cerejeira mistura ritmos e sabores
 
 O milenar festival da sakura – flor de cerejeira –, que no Japão celebra a vida e dá as boas vindas à primavera, ganha novas cores, ritmos e sabores para se transformar em atrativo cultural e turístico piedadense em pleno inverno. Neste sábado e domingo (30 de junho e 1° de julho), no Palco da Vila Maria, o evento chega à 12ª edição embalado por uma mistura bem dosada de samba, taikô, maracatu, hap, sertanejo, rock, jazz, dança japonesa, balé country, artes marciais, pizza e yakissoba.
 
Essa verdadeira “festa da diversidade”, que já entrou para o Calendário de Eventos do estado de São Paulo, vem batendo recordes de público a cada edição. Em 2017, a Prefeitura estimou a participação de aproximadamente seis mil pessoas, incluindo visitantes de toda a Região a Metropolitana de Sorocaba e turistas vindos da Grande São Paulo. Para este ano, a expectativa é ainda maior, tendo em vista o aumento do número de atrações artísticas e, principalmente, das opções na praça de alimentação.
 
Outro destaque da festa é a luminosidade do cenário, todo tingido de rosa claro. A cor alegre e ao mesmo tempo relaxante é um presente das centenas de cerejeiras que cercam o Palco da Vila Maria e as avenidas marginais ao Rio Pirapora. É que o período escolhido para o evento coincide com a florada dessa espécie de árvores no Brasil.
 


Centenas de cerejeiras floridas tingem o cenário da festa em Piedade de rosa claro, alegrando o ambiente em pleno inverno - DIVULGAÇÃO: AIPMP Centenas de cerejeiras floridas tingem o cenário da festa em Piedade de rosa claro, alegrando o ambiente em pleno inverno - DIVULGAÇÃO: AIPMP

 
TODOS OS GOSTOS – Além de democrática no que se refere a ritmos e tendências, a programação cultural da Festa da Cerejeira de Piedade privilegia os artistas locais, servindo como vitrine para novos talentos e músicos com muitos anos de estrada. A abertura da 12ª edição acontece neste sábado (30), às 10h30, com o cerimonial oficial e presença de autoridades. A programação completa é a seguinte:
 
• Dia 30 (Sábado)
- 12h00 – Apresentação de artes marciais pela Academia Arena Fight;
- 13h30 – Espetáculo de dança da academia Studio Palace Dance;
- Das 15h às 22h - Palco Livre, com apresentação de grupos musicais da cidade e região.
 
• Dia 1º de julho (Domingo)
- 10h00 – Apresentação de taikô, como o Grupo Hakuryu Daiko;
- 10h30 – Apresentação de capoeira, com o grupo Gingaí;
- 13h00 – Espetáculo de dança com as academias Tia Gabi Dança e Cia Ritmos, ;
- 13h30 – Apresentação do Grupo de Dança do Ventre Zahra;
- 14h00 – Concerto dos grupos musicais do Conservatório Musical Davino Tardelli da Silva;
- 15h00 – Show do cantor Carlinhos Salles;
- 16h30 – Show do grupo Voz do Morro;
- 18h00 – Show do canto Felipe Surano;
- 19h30 – Espetáculo de dança com a Cia#Requebra.
 
SERVIÇO – A Noite do Rock, o Show de Rock e a Festa da Cerejeira têm entrada gratuita. 
O Palco da Vila Maria está localizado na Rua Eugênio de Oliveira Leite (Marginal Direita do Rio Pirapora), a poucos metros do Terminal Rodoviário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3244-8400.
Piedade fica no sul da Região Metropolitana de Sorocaba, a 30 quilômetros de Sorocaba, a 75 quilômetros de Itu e a 100 quilômetros de Itapetininga. 
* Com dados da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Piedade.