Nas lentes do conhecimento

10º SALÃO NACIONAL DE FOTOGRAFIA DE SOROCABA "Paulo Roberto Lipparotti - Paulicolor"


No segundo semestre de 2018 vai ocorrer o 10º Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba, homenageando este ano o grande fotógrafo Paulo Roberto Lipparotti – Paulicolor. 
 
“Paulo Roberto Lipparotti, natural de Ponta Grossa, PR, 53 anos, morador de Sorocaba desde 1962, iniciou sua carreira em 1977 no Foto Navarro, em 1980 começou seu próprio negócio a Paulicolor na Rua Monsenhor João Soares, onde ficou por três anos, depois mudou-se para Rua José Bonifácio e está há mais de 30 anos estabelecido na Rua Miranda de Azevedo, Sorocaba, SP.”
 
O Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba é um evento organizado pela Prefeitura de Sorocaba com parceria do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo para promover o interesse pela fotografia na região e em todo territorial nacional. Podendo se inscrever com seus trabalhos todos os fotógrafos, profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros, de todas as idades. 
 
Não se trata de um concurso que tenha como prêmio valores monetários ou qualquer outra gratificação material, é um concurso da arte pela arte, um concurso com objetivo cultural.
 
O tema deste ano para o concurso e exposição é “Belezas da sua cidade”.
 
“As cidades do Brasil têm muitas belezas naturais, arquitetônicas, costumes, tradições e pessoas, que são verdadeiros cartões postais e atraem muitas pessoas. Esse ano é o tema do Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba. Valem registros dos tradicionais pontos turísticos de sua cidade até aqueles lugares escondidos, que poucas pessoas conhecem, Cultura, costumes, tradições e seus habitantes.”
 
A convocatória do Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba quer instigar os fotógrafos a registrarem as cidades que eles avistam através de um ângulo artístico. Aproximar a população da visão artística que emana de suas ruas através de belas imagens. 
 
A participação no concurso é gratuita, valendo fotos coloridas e preto e branco, até seis fotografias em formato digital, composta pelo tema “Belezas da sua cidade”, no tamanho 30x45cm, com resolução mínima de 5mb, e o nome do arquivo deverá ser escrito da seguinte forma NOME_SOBRENOME_DATA (data do dia que a fotografia foi realizada).
 
A submissão pode ser realizada até o dia 18 de agosto de 2018, através de uma ficha de inscrição. As fotos serão submetidas a 3 jurados (fotógrafos renomados da região de Sorocaba), e as vencedoras vão compor o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba, que ocorre de 31 de agosto à 14 de setembro de 2018, sendo expostas em diversos espaços culturais da cidade.
 
Para outras informações, baixar ficha de inscrição e contato com os organizadores do Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba acesso através deste link o site do Grupo Imagem.