A vida chama

Você confia na força das suas asas?


Abri a janela do meu quarto hoje cedo e me deparei com um pássaro cantando. Ele estava bem no topo de uma árvore. Firme. Forte. E, visivelmente, indiferente ao vento que ameaçava a sua permanência! Na hora, me lembrei de uma frase que eu li há algum tempo e que me marcou muito. Ela dizia mais ou menos assim: "um pássaro, antes de pousar em um galho, não fica pensando se ele é grosso ou fino. Ele confia na força das suas asas". Que baita lição da natureza, não é mesmo? Por que a gente não "copia e cola" na nossa vida?

Vou explicar: em função da criação que recebemos e das nossas crenças limitantes, temos muita dificuldade de confiar na nossa capacidade de alçar voos. Quase nunca conseguimos dar um passo sem antes enumerar todos os riscos. É o nosso instinto de autopreservação.

Tudo bem. É certo avaliar a situação antes de agir. Mas o duro é que sempre fazemos essa análise a partir dos nossos traços negativos do caráter. Dos nossos traumas. Dos nossos medos. E isso, na maioria das vezes, nos paralisa diante do novo!

Pra piorar a situação, a nossa sociedade oferece modelos bem definidos do que é certo; do que é sucesso. E é difícil mesmo deixar de ser igual a todo mundo pra ser quem, realmente, a gente é, especialmente, se isso implica mudanças radicais ou algum risco. Temos a nítida sensação de estarmos na contramão. E este lugar, pra alguns, é muito desconfortável.

O fato é que sempre buscamos uma segurança que a vida, infelizmente, não pode nos oferecer. Queremos evitar todo tipo de fracasso. De frustração. De dor. E, para nos protegermos, optamos por ficar na segurança de algumas prisões! Até o dia em que aprendemos ¿ pelo amor ou pela dor - que não dá prá controlar o que não tem controle.

A vida nos dá rasteiras, sim! Não são poucos os galhos que se quebram bem abaixo dos nossos pés. É óbvio que isso nos desestabiliza; nos causa dor. Mas também nos fortalece. Faz com que a gente perceba que, para cada galho quebrado, proporcionalmente, ganhamos a oportunidade de ter asas bem mais fortes!

Que a tua confiança - em ti mesmo - seja sempre o teu tesouro mais precioso!


Rita Bragatto - psicanalista, consteladora familiar e terapeuta floral
Atendimento por Skype
Email:[email protected]
Facebook:https://www.facebook.com/rita.bragatto.escritora/