Rota do Equilíbrio

Pode Álcool Na Dieta Low-Carb?

No post de hoje nós vamos responder algumas perguntas a respeito do consumo de bebidas alcoólicas no contexto de uma dieta para emagrecimento.

Afinal de contas, sabemos que o consumo de bebidas alcoólicas é prevalente em nossa sociedade, e muitos adultos saudáveis indagam se é possível emagrecer consumindo etanol de maneira responsável.

No caso, neste artigo vamos focar em uma dieta de emagrecimento com restrição de carboidratos —  isto é, uma dieta low-carb.

E a primeira pergunta é a seguinte.

Posso tomar álcool na dieta low-carb?

Em primeiro lugar, como todo mundo já sabe, o álcool não deve ser a base da sua dieta.

Mas já que sempre tocamos no ponto do equilíbrio, já essa é nossa rota por aqui, então podemos dizer que: sim, você pode, eventualmente, consumir um pouco de bebidas alcoólicas.

Dando sempre preferência, é claro, para aquelas bebidas low-carb.

Como por exemplo, vinhos secos e bebidas destiladas, como vodca, gin e whiskey (ou whisky).

E, caso opte por fazer algum tipo de drink, então prefira misturas low-carb também.

Nesse caso você pode usar frutas low-carb, como o limão ou o morango, adoçantes, ou até mesmo a tônica diet e outros refrigerantes diet.

E isso nos leva a nossa segunda dúvida sobre o álcool na dieta low-carb:

Eu posso beber todo dia? Qual é a quantidade que eu posso beber?

Bom, a verdade é que, estritamente falando, é possível emagrecer tomando álcool todos os dias.

Mas é claro que nós, pessoalmente, não recomendamos e nem acreditamos que essa seja uma relação muito saudável de consumo com a bebida.

O álcool é uma substância utilizada por várias civilizações humanas, há milhares de anos, em circunstâncias rituais, inclusive de confraternização — e hoje em dia não é diferente.

Muitas vezes, o álcool está presente em eventos sociais.

Então nós, ao mesmo tempo, acreditamos que:

Verdade #1 — você não precisa abandonar totalmente as bebidas alcoólicas: pois é possível consumi-las de maneira responsável em uma dieta low-carb / cetogênica, e

Verdade #2 — a sua dieta não deve ser baseada em álcool. Ou seja, não é para você tomar litros e litros de bebidas low-carb só porque elas têm poucos carboidratos.

É o mesmo caso dos queijos e das sobremesas low-carb: você pode consumir, desde seja de uma maneira responsável.

Sendo que ainda há um ponto adicional a respeito do álcool. O de que um grama de álcool apresenta cerca de 7 kcal.

E são “calorias vazias”: ou seja, sem proteína, sem fibras, sem gorduras boas, sem vitaminas, sem minerais, e sem promover a saciedade.

Além disso, o álcool é metabolizado preferencialmente sobre a gordura.

Então, de forma resumida e simplificada, seu corpo deixa de queimar gordura para metabolizar o álcool, por esse ser mais tóxico a nosso organismo.

Então entenda que, a cada vez que consumir álcool, seu corpo vai parar de queimar gorduras.

Isto acontece mesmo se você não sair da cetose (conforme medido em aparelhos) — pois seu corpo vai parar de queimar gordura até que todo esse álcool seja metabolizado.

Concluindo...

Por fim, se você tem interesse em consumir álcool de maneira responsável, não baseando a sua dieta nisso, mas sim aproveitando os sabores de bons vinhos ou drinks e a confraternização com seus amigos e parentes que esses momentos podem proporcionar…

Então gente tem um presente para você.

Nós compilamos 11 receitas drinks low-carb, para você fazer e surpreender seus amigos e seu próprio paladar, em um e-book grátis exclusivo — clique aqui para baixar gratuitamente.

Esperamos que você tenha gostado desse vídeo e que você aproveite o presente que a gente preparou com muito carinho para você.

Afinal, se você é como nós, então você também não gosta de abandonar as coisas boas da vida…

Mas prefere conciliá-las com sua saúde para conseguir se divertir de uma maneira saudável e responsável.

A gente fica por aqui, e lembre-se sempre: se beber, não dirija.
Um forte abraço,
— Guilherme e Roney.