Falta de AVCB cancela o Festival Circadélica
Atualizado às 20h50
Por conta da falta de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), e consequentemente do alvará de funcionamento da Prefeitura, o Festival Circadélica, que aconteceria neste sábado (28) e domingo (29), reunindo 28 bandas, foi cancelado. Montado na avenida Comendador Pereira Inácio, o evento deveria reunir cerca de sete mil pessoas entre os dois dias. No início da noite, a organização postou em suas redes sociais que fará na segunda-feira (30) um comunicado oficial sobre a questão dos ingressos.
O cancelamento foi informado no final da manhã deste sábado, momentos antes da abertura dos portões, uma vez que as apresentações aconteceriam entre 13h e 22h. Por volta das 12h30 o acesso ao recinto começou a ser impedido pela Polícia Militar, numa operação conduzida pelo tenente Guilherme Gimenez Maschio, do Comando de Força Patrulha. A medida policial revoltou os organizadores, que explicaram que a pendência seria por uma tenda já levantada.
Um dos responsáveis pelo evento, Mário Bross, explicou que o Corpo de Bombeiros avaliou a referida tenda como permanente, para a qual o alvará levaria no mínimo um mês para ser emitido. Ainda segundo Bross, uma alternativa seria baixar a tenda e depois levantá-la, mas isso levaria seis dias a um custo de R$ 15 mil. Entretanto, ele explica que isso não foi possível fazer pelo fato de toda a estrutura interna, como palcos, já estar montada. Ele argumentou ainda que o evento ocorreu no ano passado, teve toda autorização e não houve nenhum problema.
A advogada Emanuela Barros, acionada pelos organizadores, disse terem sido cumpridas as exigências legais, entendendo como arbitrária a decisão do Corpo de Bombeiros, que ao seu ver nem analisou todo o processo, citando ainda que o impedimento imposto pela corporação nem seria referente à questão de segurança, mas sim à tenda estar levantada. Ainda de acordo com ela, a tenda é de propriedade do dono da área onde ocorre o evento, não sendo responsabilidade dos organizadores do Circadélica.
Após tentativas de reverter a situação, a organização do festival Circadélica admitiu que o evento não seria realizado neste sábado. E em nota na página do Facebook e Instagram, postada no início da noite, os organizadores se manifestaram dizendo que “Lutamos até o fim”, mas que “infelizmente, Forças Poderosas impediram o Festival Circadélica de acontecer este ano. Queremos agradecer o apoio de todos, o público presente, desde os parceiros, bandas, artistas, staff e, principalmente, o público que acreditou no festival. E também a todos os outros festivais independentes e a todas as pessoas que estão nos mandando mensagens positivas”.
Na mesma nota, a organização citou ainda que será feito um comunicado oficial nesta segunda-feira, com todos os detalhes em relação aos ingressos. O comunicado é encerrado com a seguinte frase: “A arte e a música independente vão continuar resistindo! Continuaremos lutando, de cabeça erguida, certos de termos feito tudo que estava ao nosso alcance!”
De acordo com o tenente Maschio, o cancelamento se deu pela falta de segurança, uma vez que não foram emitidos o AVCB, e em decorrência disso nem o alvará da Prefeitura. E, em virtude do cancelamento, o acesso das pessoas ao recinto foi impedido, e a Polícia Militar permaneceu no local para evitar algum tipo de confusão. (Colaborou Beatriz Oliveira)