Go Fashion

Ralph Lauren também deixará de usar mohair em seus produtos; entenda o caso


Por Julia Rolim
 
 
Depois de marcas como Diane von Furstenburg, Zara, Topshop, GAP e H&M, agora chegou a vez de Ralph Lauren anunciar que não utilizará mais o mohair em seus produtos. O tecido aquele bem fininho e macio, mais leve que as peles e pelúcias convencionais, resultado da extração do pelo de cabra angorá.
 
"Como um padrão confiável de bem-estar animal para a extração de mohair não existe atualmente, não vamos usá-lo em nossa linha de produção daqui por diante", declarou um porta-voz da Ralph Lauren em comunicado oficial.


 - Divulgação/Maison Margiela - Divulgação/Maison Margiela

Mas afinal, o que é mohair? 
 
Sabe aquelas blusas e casacos peludinhos que, ao contrários dos casacos de pele, têm uma textura mais leve e macia? A maioria dessas peças é feita com mohair, um tecido sedoso produzido com pelo de cabra angorá, geralmente utilizado para confeccionar suéteres, cachecóis e cobertores. E muitas marcas resolveram banir o tecido das suas coleções após a divulgação da primeira investigação de como realmente funciona essa indústria de extração...
 
Há alguns meses, essa discussão veio a tona após a divulgação desta investigação conduzida pelo PETA, ao qual revelou o terror e a dor sofrida pelas cabras para a obtenção do pelo. A organização de defesa dos animais afirma que o vídeo foi "gravado por uma testemunha" e "contém imagens feitas em janeiro e fevereiro deste ano em 12 fazendas diferentes" da África do Sul (em 2015, o governo africano afirmou ser o produtor de metade do mohair existente no mundo).
 
A ONG pediu às autoridades do país que abram uma investigação.


 - Divulgação/PETA - Divulgação/PETA

De acordo com publicações, nas imagens mostram cruelmente as cabras angorás sendo arrastadas pelos chifres ou pelas patas, levantadas pelo rabo e jogadas no chão pelos tosquiadores.
 
O The Washington Post contou: "os investigadores afirmaram que os animais às vezes eram até mortos depois da retirada dos pelos. Em uma fazenda, um trabalhador cortava a garganta das cabras conscientes com uma faca, e então quebrava seus pescoços".
 
"O abuso animal é rotineiro na indústria do mohair, não importa o que os revendedores tentem dizer ou esconder dos consumidores", afirma o filme. Ainda não houve confirmação de que essas fazendas distribuam para grandes marcas, mas a organização pede que os compradores chequem as etiquetas antes das compras: "Se contêm mohair, deixem nas araras".


 - Divulgação/PETA - Divulgação/PETA

Confesso que não assisti ao vídeo - não tenho coragem pra isso, mas só de coletar as informações para escrever este texto, já me deu um mal-estar. Esse é um dos INÚMEROS e TERRÍVEIS problemas da indústria da moda. Sempre vou bater nesta tecla de que, a moda não é nada glamourosa como a maioria das pessoas pensa. O buraco é bem mais fundo...
 
E espero sempre poder trazer informações como esta, pois todos precisam saber!
 
 
O que acha dessa 'tardia' conscientização das empresas contra a crueldade animal?
Comente por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião.
 
Me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim). Até a próxima!