SOROCABA E REGIÃO

Ocorrências envolvendo cerol caem em julho em Sorocaba


As campanhas de conscientização que vêm sendo feitas pela Prefeitura de Sorocaba já registram os primeiros resultados positivos. Em julho passado, mês de férias e que aumenta o número de pessoas soltando pipas, foram registrados três casos envolvendo linha de cerol, enquanto no mesmo período do ano passado foram 21 ocorrências.

Para intensificar as orientações sobre os perigos do cerol, a Guarda Civil Municipal (GCM), o Grupo de Formação Cidadã (GFC), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Canil Municipal de Sorocaba realizaram no mês de julho a campanha "Soltar pipa com cerol não é brincadeira", produzida pela Secom, o que contribuiu para que o número de ocorrências deste ano diminuísse em 86%, disse o secretário de Segurança Pública, Jeferson Gonzaga.

Ocorrências

Uma das três ocorrências deste ano aconteceu no dia 20 de julho, com apreensão de linha com cerol no Jardim das Estrelas (zona leste), onde, em patrulhamento, a viatura da GCM percebeu que algumas crianças correram para o mato e jogaram o carretel com a "linha chilena" (espécie de cerol industrializado). O material foi apreendido.

Neste mesmo dia, houve outra ocorrência com a apreensão de cerol. A GCM realizava uma operação conjunta com a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), com mandado judicial, quando abordou um indivíduo. Nada de ilícito foi encontrado com ele, mas na garagem, foram encontradas 303 pipas e 13 carretéis de linha com cerol. Todo o material foi apreendido e o indivíduo, alegou ser tudo do irmão.

Por fim, no dia 24 de julho, no Jardim Ipiranga, onde com a viatura também em patrulhamento, guardas avistaram uma lata de "linha chilena" escondida, que foi recolhida sem ter ninguém no local para a abordagem.

A lei 8.471/2008, de 16 de maio de 2008, ainda autua o infrator que estiver utilizando cerol e outros materiais cortantes em linhas de pipa, com multa de R$ 1 mil, além da apreensão do material. Quando se tratar de infrações praticadas por menores, assumirão as consequências dos seus atos, os pais ou responsável legal.

Para contribuir com a segurança dos sorocabanos, quem flagrar o uso de cerol em linhas de pipa pode acionar a GCM pelo número 153. (Secom - Sorocaba)