Agenda Metropolitana

Fãs do vinil de toda a região ganham clube exclusivo em Itapetininga


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Que tal frequentar um grêmio dedicado exclusivamente a discutir sobre música, trocar discos de vinil e, de quebra, curtir os hits preferidos numa vitrola, no melhor estilo old school? Pois esse lugar de sonhos para os amantes do bom e velho “bolachão” começa a funcionar no dia 16 de agosto, em Itapetininga. Denominado Clube do Vinil, o novo espaço está localizado no Centro Cultural e Histórico Brasílio Ayres de Aguirre, no Largo dos Amores. Os encontros acontecerão todas as quintas-feiras, a partir das 18h30. A participação é gratuita e aberta aos interessados de toda a Região Metropolitana de Sorocaba.
 


Novo espaço para os amantes do vinil de toda a região será no Centro Cultural de Itapetininga - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Novo espaço para os amantes do vinil de toda a região será no Centro Cultural de Itapetininga - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapetininga, idealizadora do projeto, a proposta é propiciar o resgate de uma prática cultural que fez parte do dia a dia de muitas gerações.
 
Feitos de acetato, pretos e com um furo no meio, os discos de vinil reinaram solitários durante cinco décadas, a partir de 1940. O cenário mudou em meados dos anos 1990, com o surgimento do compact disc (CD). A fabricação do velho disco, também conhecido como long play, chegou a ser paralisada no Brasil, em 2007. No entanto, os disquinhos não resistiram à invasão dos meios de reprodução virtual, principalmente os serviços de streaming.
 
Essa foi a deixa para o bolachão retornar como opção de mídia física e reconquistar mercado. O movimento retrô arrastou consigo o comércio das antigas vitrolas, nas tradicionais feiras de barganha, e, mais recentemente, a própria indústria, que se apressou em lançar modelos ajustados à tecnologia moderna.
 


Álbum ¿Sgt. Pepper¿s Lonely Hearts Club Band¿, dos Beatles, vendeu 72 mil cópias em 2017, somente nos EUA - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Álbum ¿Sgt. Pepper¿s Lonely Hearts Club Band¿, dos Beatles, vendeu 72 mil cópias em 2017, somente nos EUA - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Ainda segundo estudo elaborado pela Secretaria de Cultura de Itapetininga, o ressurgimento do disco de vinil é alavancado pela adesão de pop stars do mundo inteiro, incluindo álbuns que figuram no rankig dos mais vendidos. Os campeões de público em 2017, nos EUA, foram os Beatles, com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, que vendeu 72 mil cópias, e “Abbey Road” (66 mil unidades). A trilha sonora “Guardians of the Galaxy: Awesome Mix Vol. 1” ficou em terceiro lugar, com 62 mil cópias. No ano anterior, os três mais vendidos haviam sido “Blurryface”, da banda Twenty One Pilots (68 mil), “Blackstar”, de David Bowie (66 mil) e “25”, de Adele (58 mil).
 
Os LPs representaram 8,5% de todas as vendas de discos nos Estados Unidos em 2017 e 14% das vendas de discos físicos (em 2016, esse número era de 11%). O rock ainda é o gênero mais consumido no formato, representando 67% das vendas.
 
Novidades em 2019
 
 A indústria fonográfica mundial promete muitas novidades para 2019. A ideia é aproveitar esse novo velho amor pelos discos de vinil e ir além, transformando os “bolachões” em um produto ainda melhor, com áudio em HD. Conforme os projetos, os novos discos terão áudios de alta fidelidade, volume mais alto e poderão, inclusive, abrigar mais músicas do que os discos convencionais de hoje em dia. As primeiras cópias do “Vinil HD” devem ser lançadas no primeiro semestre do ano que vem.
 


Clube do Vinil terá encontros toda quinta-feira, a partir das 18h30 - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Clube do Vinil terá encontros toda quinta-feira, a partir das 18h30 - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
O Município de Itapetininga está localizado no extremo oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, a 70 quilômetros de Sorocaba e a 130 quilômetros de Ibiúna e Salto.
 
*Com Informações da Assessoria e Imprensa da Prefeitura Municipal de Itapetininga.